segunda-feira, 16 de junho de 2008

REIDRATAÇÃO ORAL

A terapia de reidratação oral (TRO) é realizada para prevenção e tratamento da desidratação causada pela diarreia aguda em adultos e principalmente em crianças. Essa terapêutica é feita com os Sais de Reidratação Oral que são distribuídos pela Organização Mundial de Saúde, ou os fabricados pela indústria farmacêutica e disponíveis nas drogarias.

A solução é composta de glicose, sódio, citrato e potássio em forma de pó para ser diluída em 1 litro de água e ingerida pelo doente durante as evacuações. A solução é usada apenas para casos de desidratação leve e moderada. Na desidratação grave se usa hidratação venosa.

A terapia de reidratação oral (TRO) tem por objetivo corrigir o desequilíbrio hidroeletrolítico pela reidratação, buscando restabelecer os níveis apropriados de água e eletrólitos que foram reduzidos durante a diarréia, assim como manter e recuperar o estado nutricional. A TRO tem se mostrado eficaz, mais segura, menos dolorosa e de menor custo que a reidratação intravenosa (TRV). A TRO é indicada no atendimento de crianças com desidratação caracterizada por perda de até 5% do peso corporal.

Durante a diarréia o corpo perde rapidamente líquidos e eletrólitos (sódio, potássio, cloro e bicarbonato), e uma vez desidratado, o único tratamento eficaz é a reidratação oral ou intravenosa do volume de água e eletrólitos, aproximadamente, igual ao perdido.
Os fundamentos científicos da reidratação oral estão firmemente estabelecidos. A TRO é eficaz, mais segura, menos dolorosa e de menor custo que a reidratação intravenosa (TRV).

Os lactentes e as crianças com diarréia aguda e desidratação devem ser inicialmente tratados com terapia de reidratação oral (TRO), sendo que a hidratação venosa tem indicação quando o estado geral da criança exige corrigir déficit de líquidos e eletrólitos que não foram resolvidos com a TRO, seguindo a avaliação médica.
A TRO tem sido o tratamento proposto para o atendimento de crianças apresentando desidratação classificada em 1º grau, ou seja, com perda de até 5% do peso corporal, já que em nosso meio as causas mais freqüentes são os vômitos e/ou diarréia levando à desidratação isotônica. Com isso podem-se oferecer soluções com menor concentração de sódio. A TRO está indicada para: crianças com riscos de desidratar e crianças desidratadas de I a II grau. E está contra-indicada em: crianças inconscientes, crianças desidratadas de II para III grau ou pré-choque e crianças com suspeita de obstrução do trato gastrintestinal.
• Existem vários tipos de soros e que variam principalmente no sabor e na quantidade dos sais (como o sódio) presentes:

SORO DO POSTO DE SAÚDE
• Distribuído gratuitamente na rede de saúde pública;
• Passo para o preparo: 1. Lavar bem as mãos antes de iniciar o preparo;
2. Diluir o soro em um litro de água fervida ou filtrada;
3. Manter em refrigeração por no máximo 24 horas.
SORO CASEIRO
1. Lavar bem as mãos antes de iniciar o preparo;
2. Colocar em um copo 200 ml de água filtrada ou fervida;
3. Colocar uma medida pequena e rasa de sal;
4. Colocar 2 medidas grandes e rasas de açúcar;
5. Mexer bem.
OBSERVAÇÃO: A colher medida padronizada garante que a quantidade correta de sal e açúcar seja utilizada.
Soros já vendidos prontos nas farmácias:
• Podem ser encontrados na forma de líquido ou de pó para diluição;
• Oferecem vários sabores diferentes;
• Quando apresentado em pó, prestar atenção na quantidade de água indicada para a diluição.
• O Soro deverá ser oferecido várias vezes ao dia e principalmente após os episódios de diarréia;
• Caso ocorram vômitos associados à diarréia, o soro deverá ser administrado em menores quantidades (aos goles) e com uma freqüência maior;
• Soros de reidratação oral têm a função de tratar ou prevenir a desidratação e não de curar a diarréia;
• Ao adulto orienta-se a ingestão de 2 a 3 litros de líquidos por dia, sendo que o soro de reidratação também pode repor as perdas de sais.

Nenhum comentário: